Link muito bom com alguns comandos básicos sobre o git
http://rogerdudler.github.io/git-guide/index.pt_BR.html
Repositório
O repositório é a pasta do projeto. Todo repositório tem uma pasta oculta .git. Isso é o que mostra para o git e para você que existe um repositório naquela pasta.
Commit
Um commit é um grupo de alterações no código. Toda vez que você quiser "salvar" as alterações feitas por você no repositório, você commita essas mudanças. Um commit contém as alterações que foram feitas nele e uma mensagem descritiva, além de informações meta (data, autor, etc).
Faça commit de alterações já completas ou que possam ser completadas por alguém. Nunca separe alterações em pequenos commits de poucas mudanças.
Branches
Branches são separações de código. O branch padrão do projeto no Odoo é a versão atual sempre. Branches normalmente são utilizados para separar alterações grandes ou novas funcionalidades do projeto, por exemplo: Existe um projeto de blog, os desenvolvedores já fizeram quase toda a parte do blog, mas existem alterações para fazer no sistema de usuários do blog e algumas a fazer no sistema de posts do blog. Para isso, cria se uma branch "usuarios" e uma "posts" (ou algo do tipo) e fazem-se as alterações nessas branches, um time trabalha em cada uma dessas branches, enquanto isso, outro time continua trabalhando em pequenas mudanças ou bugfixes na branch master.
Merge
Um merge é a união de duas branches, normalmente, merges são feitos na branch master. No exemplo do blog, quando a alteração do blog for terminada, alguém vai unir essas alterações na branch master para que elas possam finalmente fazer parte do projeto de fato.
Os merges costumam dar bastante problema, pois os códigos podem (e provavelmente vão entrar em conflito). Se houverem alterações no mesmo arquivo ou o git não conseguir definir se alguma linha deve ou não entrar no projeto por motivo de conflito, essas alterações deverão ser corrigidas manualmente.
Clone
Um clone de um repositório funciona como uma branch de um repositório online em um repositório local. Ou seja, quando se deseja trabalhar em um repositório hospedado no github, clona-se esse repositório para o seu computador, para poder trabalhar nele.
Pull
É uma atualização do repositório local. Se estiver trabalhando com vários desenvolvedores chega um momento que você necessita buscar as modificações que eles fizeram, um pull baixa as últimas alterações remotas para o seu computador.
Push
Envia (ou tenta enviar) o código para o repositório online.
Fork
O fork é como um clone, porém dentro do github. Isso quer dizer que o repositório não vai ser baixado para seu computador, vai ser feita uma cópia para a sua conta, no fork é possível fazer qualquer modificação.
Pull Request
Um pull request é um pedido que se faz ao dono do repositório para que esse atualize o código dele com o seu código. Ou seja, você pede para que o dono do projeto ao qual você quer contribuir adicione suas modificações ao projeto oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário