segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Utilizando módulo para fazer backup automaticamente


Aqui na Trustcode habilitamos para os clientes um backup básico através deste módulo:

https://github.com/Trust-Code/trust-addons/tree/8.0/trust_backup

Com ele podemos fazer backup do sistema para uma pasta no servidor, IMPORTANTE: se for fazer somente este tipo de backup, tenha certeza que esta pasta esta em um HD secundário e não o mesmo do sistema
Ou mesmo podemos habilitar a opção de enviar o mesmo automaticamente para o Amazon S3.


Para acessar esta tela após instalar o módulo vá para: Configurações -> Técnico -> Backup.

Preencha todas as informações, Endereço do servidor, porta, banco de dados, e senha administrativa, e também uma pasta para ele efetuar o backup, esta pasta deve ter permissão de escrita no servidor.

Para habilitar o envio para o Amazon S3, devemos conseguir uma chave e sua chave secreta em: http://aws.amazon.com/security-credentials

Pronto, seu backup irá executar dentro do período que você escolheu e vai enviar o mesmo automaticamente para a web.

No menu Backups, você pode ver todos os seus backups.


Uma maneira de economizar algum dinheiro agora que o dolar está nas alturas (mais de 4 reais) é habilitando o envio automático dos backups para o Glacier, para isto você deve acessar sua conta do S3 e clica em cima de seu "bucket", na opção "LifeCycle" vamos configurar uma regra para mover os backups automaticamente.
Nesta regra devemos ficar atentos a alguns pontos, na opção "Permanetly Delete" não devemos colocar menos de 3 meses, caso o fizermos o Glacier irá cobrar uma taxa por fazermos isso, pois o mesmo foi especialmente designado para deixar os objetos por bastante tempo, então recomendo algo entre 3 meses e 1 ano. Veja como esta minha configuração:
Qualquer dúvida ou problemas deixa um comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário