terça-feira, 20 de maio de 2014

Mudanças no openerp

Com a chegada do OpenERP v8 veio mais algumas modificações, entre as principais estão a mudança de nome e a mudança para o github.

O novo nome agora é Odoo http://www.odoo.com/
O código fonte do Odoo está agora no github https://github.com/odoo/odoo

Agora ficou mais fácil de baixar o código:

git clone https://github.com/odoo/odoo.git

E para baixar a localização Brasileira

git clone https://github.com/openerpbrasil/l10n_br_core.git

O local de alguns addons foi modificado, confira como ficou a nova estrutura:


A instalação continua igual, é só seguir esses tutoriais: http://openerpbr.blogspot.com.br/search/label/instala%C3%A7%C3%A3o porém você deve baixar o código fonte destes novos links.


26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deve ter um link para acessar no canto direito superior "Inicia sessão", senão é só ir para "/web/login".
    O odoo é realmente gratuito, assim como o linux, porém a Odoo(empresa) vende um plano de suporte se não me engano, mas não é obrigatório comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Danimar, quando eu digito "localhost:8069/web/login" aparece uma pagina de login pedindo um e-mail e senha, eu tentei entrar com o meu e-mail e senha da conta do Odoo mas deu inválido tentei entrar com o nome do banco de dados e senha que que criei no inicio das configurações mas também deu invalido...to mais perdido que cego em tiroteio help me plaese...kkk

      Excluir
    2. O usuário é admin e a senha é a que você digitou na hora de criar o banco.

      Excluir
    3. Agora funcionou...valeuzão mesmo Danimar...fico deveras agradecido esta rodando com perfeição...se precisar de mim para qualquer coisa segue o meu email: david.amaro.sp@gmail.com

      Excluir
  3. Ops!!! Desculpem eu apaguei a pergunta sem querer mas segue novamente

    Olá Donimar,

    Eu não sou programador profissional, na verdade tenho uma micro empresa e resolvi instalar o Odoo para ter um controle maior sobre os negócios, consultei alguns programadores para instalar o "danado", eles me cobraram um absurdo eu teria que vender a empresa pra pagar-los, resolvi meter a mão na massa, googlei até umas horas em busca de tutoriais, dentre outros achei o seu muito simples e prático, com base nele depois de muitas tentativas instalei o OpenERP 7, funcionou bem, agora resolvi turbinar-lo e estou instalando a versão Odoo 8.0, baixei um pacote na pasta de Downloads que para minha surpresa permite instalar-lo automaticamente com apenas um click através da Central de Programas do Ubuntu foi muito rápido e simples, a interface dele é moderna intuitiva e tem aplicativos (módulos) para o imaginável e inimaginável, me empolguei e baixei quase 300 aplicativos, dentre eles um que me permite construir uma home page da empresa, ao finalizar a instalação, reiniciei o PC e digitei "localhost:8069" pra minha surpresa caiu na pagina que o Odoo criou para a empresa, não encontro mais a pagina de login e senha. Como eu entro no sistema para utiliza-lo? Outra duvida o Odoo é realmente grátis? Eu tenho receios de povoar o banco de dados e colocar a minha empresa dentro dele e ele espirar ou a conta vir mais tarde.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Em forma de agradecimento deixo aqui o meu recado aos valentes micro e pequenos empresários brasileiros:

    Certa vez em uma reunião com a diretoria de cúpula de uma multinacional eu perguntei ao terceiro homem na hierarquia ? Como você consegue administrar uma empresa com mais de 1000 funcionários com tanta tranquilidade e eu com algumas dezenas estou me descabelando? Ele respondeu: "Controle...controle e controle...mecanismos e ferramentas de controle." Mais tarde na faculdade de marketing perguntei ao professor de Administração de Empresas: Professor como uma multinacional consegue controlar tudo em outros países até o brilho do sapato do segurança na guarita. Ele respondeu: São softwares como o ERP mas vc não esta preparado para isto, é matéria de quarto semestre." Eu não podia esperar, googlei dia e noite, descobri o que era um ERP, depois de muita pesquisa cheguei no OpenERP (agora Odoo), procurei uma empresa para implanta-lo os caras me pediram R$ 52.000,00 (o preço da minha empresa), meti a mão na massa e com a ajuda de sites tutoriais de pessoas como o Danimar instalei e aprendi parametrizar. Pela pesquisa que fiz de mercado se eu fosse compra um proprietário com a mesma qualidade sairia mais de R$ 200.000,00. Mediante o sucesso que obtive deixo um conselho é ousem, desafiem a sua capacidade de solucionar gargalos, cresçam deem empregos vamos construir um país melhor não apenas cobrando autoridades mas nos capacitando e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Danimar, onde estão os repositórios dos addons-extra's?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que procurar no launchpad, eles foram descontinuados na versão 7.

      Excluir
  7. Danimar primeiramente parabéns por manter este blog. Gostaria de sugerir um post para o blog como fazer backup no openerp. Minha dúvida se baseia no seguinte: apenas fazer backup no postgresql é suficiente ? e os modulos? devemos copiar as pastas com os modulos? e para voltar o backup?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar escrever sobre isso. Mas respondendo rapidamente, é necessário que seja feito backup das bases de dados, e também tenha o código que ta rodando salvo em algum lugar para se necessário criar outro ambiente se use o mesmo código. Ou seja é necessário ter backup de tudo.

      Excluir
  8. Olá Danimar. Como o David, estou implantando o Openerp 8.0 em uma micro-empresa, sem maiores conhecimentos de programação. Diferentemente dele, não baixei e instalei através da Central de Programas do ubuntu, mas estou seguindo seu tutorial em vídeo, no qual efetua a instalação da versão 7.0. Pois bem, o problema aparece após a inserção do código ./openerp-server --save, que tem por finalidade criar um arquivo de configuração.

    As informações resultantes são as seguintes:

    Traceback (most recent call last):
    File "./openerp-server", line 2, in
    import openerp
    File "/home/openerp/odoo/openerp/__init__.py", line 72, in
    import modules
    File "/home/openerp/odoo/openerp/modules/__init__.py", line 27, in
    from . import db, graph, loading, migration, module, registry
    File "/home/openerp/odoo/openerp/modules/graph.py", line 32, in
    import openerp.osv as osv
    File "/home/openerp/odoo/openerp/osv/__init__.py", line 22, in
    import osv
    File "/home/openerp/odoo/openerp/osv/osv.py", line 23, in
    from .orm import Model, TransientModel, AbstractModel
    File "/home/openerp/odoo/openerp/osv/orm.py", line 5, in
    from ..models import (
    File "/home/openerp/odoo/openerp/models.py", line 54, in
    import babel.dates
    File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/babel/__init__.py", line 69, in

    ImportError: No module named addons

    -

    Estou na espera de, se possível, uma ajuda, pois tenho dificuldade de entender o problema, quem dirá resolve-lo.

    Grato, Vinícius Ramon, de Blumenau/SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você chegou a ver que no vídeo também da o erro, isso é normal.
      Você tem que ir ao diretório HOME e verificar se foi salvo o arquivo de configuração.

      Excluir
    2. Talvez o problema esteja no arquivo "/usr/lib/python2.7/dist-packages/babel/__init__.py", pois nesse momento o "efeito cascata do processo" se interrompe.

      Se não me engano anteriormente, em um evidente "tiro no escuro", fiz um movi um arquivo "__init__.py" de outra pasta para este diretório na esperança de resolver um problema que havia aparecido.

      Excluir
    3. Volto a dizer, verifique se o arquivo de configuração foi gerado, isso é normal lançar erro.

      Excluir
    4. Ok. O arquivo foi gerado e o movi para a pasta 'odoo' com o nome de 'openerp.config' e executei o comando './openerp-server --config=openerp-config', cf. tutorial. Porém o resultado foi exatamente o mesmo do informado anteriormente.

      Excluir
    5. Agora você deve configurar o addons-path dentro do seu arquivo de configuração.

      Excluir
    6. O que ficou um pouco confuso para mim, é em relação aos módulos instalados no tutorial, pois estou instalando a versão 8. Estes módulos (addons,web, account e server) são baixados todos com 'git clone https://github.com/odoo/odoo.git' ? Ou o 'odoo' se refere apenas ao módulo 'server' e a localização brasileira 'l10n_br_core' ao 'core_brasil', portanto ainda assim ser necessário instalar separadamente o 'addons', 'fiscal-rules','web', e 'account'? O links de instalação destes seriam ainda os mesmos:?

      lp:~openerp/openerp-web/7.0/ - web
      lp:~account-core-editors/openerp-fiscal-rules/7.0/ - regras fiscais
      lp:~account-payment-team/account-payment/7.0/ - contas
      lp:~openerp/openobject-addons/7.0/ - addons

      Ficou um pouco confuso. É que existem pastas no interior do odoo que conservam as mesmas nomeclaturas 'account', 'web', 'addons' etc;

      Excluir
    7. Na imagem do post tem como ficou a nova estrutura.
      Server, addons e web ficou tudo debaixo de odoo.
      Instale somente esses, e aprenda bem a mexer neles, e depois sim saia instalando módulos de terceiros.
      Aqui vc vai achar o restante dos módulos - https://github.com/OCA

      Excluir
    8. Fiz nos conformes, apenas não deu. Até mesmo resetei o SO.
      Detalhe: Utilizo o Ubuntu 12.04 LTS.

      O Openbravo instalei sem problemas com alguns poucos comandos e está rodando. Apenas não escolhi ele pois parece mais oneroso sua configuração, visto que ele é indicado para médias empresas e é voltado para múltiplas firmas. Mas surpreendentemente está me dando trabalho o Odoo, e não tenho conseguido avançar. No Windows instalei sem problemas, com o assistente de instalação padrão, o meu problema tem sido no Ubuntu.

      Já agradecido, Vinícius.

      Excluir
    9. Pesquisa por um docker do odoo pronto, ou uma VM que já esteja pronta. Quando estiver mais familiarizado com linux e com o odoo, dai tenta novamente.

      Excluir
  9. Não há nenhum problema em substituir o "__init__.py" do diretório "/usr/lib/python2.7/dist-packages/babel/__init__.py" por outro de outra pasta?

    Substituí esse arquivo por outro de mesmo nome. Obviamente se esse arquivo tem algum script que é lido e executado, se é substituido por um script diferente, vai dar problema... será esse meu problema?

    ResponderExcluir
  10. Segui os passos de http://pulse7.net/openerp/install-odoo-open-erp-v8-ubuntu-12-04-launchpad/

    e retornou o mesmo problema: ImportError: No module named addons

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que já faz tempo, mas conseguiu resolver seu problema?
      Quando da esse erro significa que você configurou o caminho no addons_path errado.

      Excluir